Do céu para baixo? Não, o U2 sempre esteve lá no alto!



O 'bebê' cresceu e completou 20 anos de idade no último dia 19 de novembro.
Calma, o blog continua sendo sobre música e entretenimento, e o bebê do qual estamos falando é o álbum "Achtung Baby" do U2...
considerado como um capítulo chave na carreira da banda. Nas palavras de Bono, é definido como "o som de quatro homens derrubando a 'árvore do Joshua'".
Com "The Joshua Tree" em 1987, o U2 atingiu um sucesso absoluto, gigantesco e insuperável. Foi então que problemas começaram à surgir, e uma crise de identidade quase destruiu a banda; mergulhando o U2 em uma profunda busca por inspiração.
E foi "Achtung Baby" que salvou e impediu o U2 de se desintegrar.
Para comemorar os 20 anos do álbum, a banda lançou o documentário "From The Sky Down" (traduzido, algo do tipo "Do Céu Para Baixo") que mostra as dificuldades da banda na criação e gravação de "Achtung Baby", de 1991. A direção ficou por conta de Davis Guggenheim, que trabalhou com o guitarrista do U2, The Edge, no documentário "À Todo Volume".
A gravação deste making of sobre "Achtung Baby" levou o U2 de volta ao Hansa Studios de Berlin, onde eles gravaram o álbum original com os produtores Brian Eno e o canadense Daniel Lanois 20 anos atrás. O diretor também filmou a banda no Teatro Burton Cummings, em Winnipeg, num ensaio para a primeira apresentação do U2 no lendário Festival de Glastonbury, que aconteceu este ano.
Para os fãs mais assíduos do U2, o documentário traz relatos atuais de Bono, Edge e Adam (e pra variar, Larry Mullen aparece sem dizer uma palavra), imagens garimpadas de arquivo, fotos inéditas e gravações das sessões do "Achtung Baby", além de cenas inéditas do filme "Rattle And Hum".
O diretor comentou: "Achamos cenas nunca vistas da banda durante essa época tumultuada, como Bono tendo um ataque no vestiário por causa de um problema no palco, ou eles tocando num clube de blues com Stevie Ray Vaughan".
Para quem pensa que Bono é apenas o vocalista e letrista do U2, e arrisca uns acordes em sua guitarra e violão; o filme serve para mostrar que ele entende muito de música e é fundamental na criação das melodias da banda.
Um dos melhores momentos do filme mostra The Edge mexendo nas fitas K7 originais das gravações das canções, e na DAT numerada, ele mostra o aúdio da primeiríssima demo de 'Mysterious Ways', quando ela ainda tinha o curioso título de 'Sick Puppy' (filhote de cachorrinho doente). E foi de 'Mysterious Ways' que a banda tirou a ideia para o maior hit de "Achtung Baby" e que acabou sendo o divisor de águas da história do U2: a canção "One".
"From The Sky Down" é simplesmente um dos olhares detalhados mais transcedentais em um processo de criação de rock 'n' roll.
Do céu para baixo? Não, o U2 sempre esteve em seu lugar, lá no alto!


Postado por: André Araujo


Comentários

Postagens mais visitadas